Simulador Soletrol de consumo residencial de √°gua quente

Este é o sistema de cálculo da necessidade de água quente para uma residência, baseado nas normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Aqui você precisará indicar algumas características de sua casa, de como a água quente será utilizada e qual é sua expectativa de economia e conforto. De forma automática, o sistema apresenta uma estimativa do volume de água quente utilizada diariamente. Experimente já!

Considere o n√ļmero de pessoas na casa que fazem uso de √°gua quente. Os usos mais comuns s√£o no banho, em lavat√≥rios, na cozinha e, em alguns casos, tamb√©m na lavanderia.

Com água quente nos lavatórios você regula a temperatura da água que vai usar. A água na temperatura certa evita o desconforto da água fria, facilita a limpeza da pele e o barbear fica muito mais fácil.

Considere a quantidade total di√°ria de banhos de todas as pessoas da casa. Com √°gua aquecida pelo sol, al√©m da economia de energia, voc√™ tem muito mais conforto no banho. Diferentemente do chuveiro el√©trico, com o aquecedor solar Soletrol a regulagem da temperatura da √°gua do banho vai al√©m das op√ß√Ķes "inverno" e "ver√£o" e voc√™ escolhe a temperatura que quiser.

Banhos longos s√£o gostosos, mas gastam muita √°gua.
Para se ter uma ideia, um banho de ducha de 15 minutos gasta cerca de 135 litros de água (com o registro meio aberto). Isso representa mais que o recomendado pela ONU para todo o consumo diário por pessoa (110 litros). Assim, defina o tempo médio de cada banho e verifique se não é uma boa hora para repensar o tempo gasto no banho.

Consideramos uma banheira individual aquela menor, em um uso di√°rio, que geralmente tem volume de no m√°ximo 200 litros.

Neste caso, s√£o banheiras para duas pessoas em um uso di√°rio, com volume maior que 200 litros.

Moderna e versátil, a ducha higiênica poupa espaço nos banheiros e traz conforto para a higiene diária. Já existe no mercado duchas higiênicas próprias para uso com aquecimento central, onde pode se controlar a temperatura da água e que, preferencialmente, também tenha bloqueador de recirculação.

Lavar louças com água quente é muito mais fácil. A gordura e resíduos dos alimentos nas louças, panelas e talheres se dissolve rapidamente. Resultado: menos detergente, menos água e mais limpeza!

O aquecedor solar é o complemento ideal para a lava-louças, aliando economia de energia à comodidade que este eletrodoméstico proporciona.

O aquecedor solar de √°gua apresenta vantagem econ√īmica sobre sistemas el√©tricos, √© sustent√°vel e melhora a efici√™ncia da lavagem de alguns tipos de tecido, mas alertamos que √© um equipamento que consumir√° muita √°gua quente e que elevar√° expressivamente a capacidade de seu sistema.

Nesta simulação você deve indicar um perfil de consumo de água quente, que pode ir de ”Máxima Economia”, que representa o consumo mínimo de água quente indicado na Norma ABNT NBR 15.569, até “Máxima disponibilidade”, que representa o valor mais alto indicado na norma.

Se sua residência possui rede hidráulica pressurizada, você deverá considerar um perfil de “Alta Disponibilidade” ou de “Máxima Disponibilidade” de água quente. Todos gostamos de desfrutar de um banho com pressão elevada, mas isto eleva expressivamente a quantidade de água por banho.

Pelos dados informados, veja ao lado a estimativa de consumo diário de água quente em sua residência.

?
Litros

Importante:

  • Ao escolher o reservat√≥rio t√©rmico, √© necess√°ria a adequa√ß√£o com a capacidade do reservat√≥rio t√©rmico fabricado pela Soletrol que mais se aproxima do consumo estimado. Sempre que poss√≠vel, de forma a contar com alguma reserva para visitas, vale escolher um reservat√≥rio t√©rmico de capacidade superior.
  • A quantidade e modelo de coletores solares necess√°ria para realizar o aquecimento da √°gua de forma satisfat√≥ria e sua respectiva PAPE - Produ√ß√£o Anualizada Padronizada de Energia dever√° ser feita pelo consultor comercial que realizar o atendimento em seu or√ßamento, pois varia de acordo com alguns fatores, como a regi√£o onde estar√° localizada a resid√™ncia.

Referências:

  • Os c√°lculos de consumo de √°gua quente levam em conta os valores de sugeridos na Norma ABNT - NBR 15.569, que disp√Ķe sobre projetos e instala√ß√Ķes de sistemas de aquecimento solar de circuito direto.

Soletrol Indústria e Comércio LTDA - Indústria 100% Brasileira

Conecte-se com a Soletrol